"O sucesso do IGF 2015 reforçará o desejo de continuidade desse esforço multissetorial"

CA_thumb

Intervenção do Sr. Carlos A. Afonso, Conselheiro do CGI.br, durante o Fórum CMSI, em Genebra na Suíça.

Gostaria de fazer aqui um alerta sobre a importância de que todos nós contribuamos para que haja uma forte participação no IGF 2015.

O sucesso do IGF 2015 reforçará o desejo de continuidade desse esforço multissetorial para além de 2015, talvez até por mais de cinco anos, que é o prazo normalmente concedido pela Assembleia Geral da ONU para o funcionamento do Forum. Entendo que há um consenso muito forte entre todos os setores em prol de tal continunidade.

O IGF 2015 terá muito espaço para o diálogo sobre a maior parte das questões de governança alavancadas em diversas instâncias do processo de governança da rede após a CMSI. Mais de 100 workshops e mesas redondas (a lista será em breve divulgado pelo Secretariado do IGF), o apoio continuado a coalisões dinâmicas, fóruns abertos, sessões flash e sessões principais... não haverá falta de espaços para o diálogo e até mesmo a busca de consenso em muitas questões. Uma novidade é a maior ênfase na participação de jovens de todas as regiões do planeta.

O IGF, como sabemos, é também um processo; e muitos países realizam, ao longo do ano, seus IGFs nacionais; assim como regiões organizam edições regionais. Todo esse esforço - esperamos! - contribuirá com uma grande massa crítica para o evento de João Pessoa.

Obrigado

###

Sobre o Fórum WSIS

O Fórum CMSI - organizado pela UIT, pela UNESCO, pelo PNUD e pela UNCTAD com o apoio de outras instituições integrantes do arcabouço das Nações Unidas - é um encontro anual que congrega a comunidade envolvida com o tema das TIC para o Desenvolvimento. Ele provê uma oportunidade para o intercâmbio de informações, a divulgação de melhores práticas, a coordenação de projetos relacionados com as linhas de ação adotadas pela Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação - CMSI (2003-2005).