CERT.br divulga fascículo sobre segurança em redes sociais

Publicado  em: www.nic.br

Material pode ser usado em palestras, treinamentos ou sala de aula

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br),  do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança um conjunto composto por fascículo e slides com dicas de segurança em redes sociais.

Incentivo à divulgação Assim como a Cartilha completa, o fascículo é ilustrado e está disponível também em formato PDF. Para facilitar a discussão do assunto o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente para divulgar sugestões e boas práticas.

O CERT.br busca mobilizar escolas, educadores e pessoas interessadas para que divulguem o material entre crianças e adolescentes.  Esse público é parte da audiência dos sítios de redes sociais e é importante que seja orientado para  fazer o melhor uso das ferramentas, sem colocar em risco a privacidade e a segurança.

De acordo com Miriam von Zuben, Analista de Segurança do CERT.br, “O acesso às redes sociais faz parte do cotidiano de grande parte da população e, para usufruir plenamente delas, é muito importante que os usuários estejam cientes dos riscos que elas podem representar e possam, assim, tomar medidas preventivas para evitá-los”, completa.

Miriam lembra que no dia 3 de setembro, às 10h, o CERT.br realizará uma palestra sobre redes sociais na Universidade de São Paulo durante a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Com isso, pretende-se alertar os presentes sobre a importância de cuidar de sua privacidade e reputação, também nas redes sociais. O evento será transmitido via Internet no endereço http://iptv.usp.br/portal/InfosEvento.do?_EntityIdentifierEvento=usp41ph8fiR-rRsaoif-h3v0LiAYrQp1QxxxXv4rDfsmo0.&.

Para tornar a leitura da Cartilha mais agradável em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, ela está sendo lançada no formato ePub. O material está disponível em http://cartilha.cert.br/livro/.

Conheça  o Fascículo sobre redes sociais em: http://cartilha.cert.br/fasciculos/,  e para ter acesso à cartilha visite http://cartilha.cert.br/.

Sobre o CERT.br O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em http://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).