Relatoria LACIGF 12 - Cerimônia de Encerramento

A cerimônia de encerramento ocorreu com a presença de Ivan Zambrana (Vice Ministro de Telecomunicações, Bolívia), representando a Autoridade Local e María Paz Canales (Derechos Digitales, Chile), representando o Comitê de Organização. A mestre de cerimônias, responsável também por moderar o encerramento do LACIGF, começou agradecendo a todos os presentes e convidando, para logo após o encerramento, tirarem uma foto coletiva. A primeira questão feita à Zambrana foi sobre suas impressões em relação a importância do LACIGF 12. Depois de Zambrana, a moderadora adicionou que a discussão de três dias permitia a construção de uma agenda regional, com enfoque em desenvolver projetos para melhorar a vida de cidadãos por meio da Governança da Internet.

Iván Zambrana começou agradecendo a todos pela execução e realização do evento, ocasião na qual o diálogo foi novamente o melhor caminho para avançar nas questões discutidas. Zambrana considerou que os fóruns regionais são uma ferramenta fundamental para desenvolver uma tecnologia tão poderosa como a Internet, na busca também por um caminho sem discriminação e com inclusão. Muitos dos conhecimentos compartilhados foram destacados no discurso de Zambrana, e que crê que os bolivianos  e os visitantes aprenderam muito sobre possíveis soluções para seus problemas. Zambrana falou sobre a generosidade que é compartilhar conhecimento e falar sobre como identificar desafios, caminhos em comum e o desejo que haja muito avanço para o próximo fórum. O Vice Ministro finalizou convidando a todos para o LACIGF 13.

A representante do comitê organizador, María Paz Canales, agradeceu a honra e o privilégio de participar do Comitê Organizador do 12º LACIGF, assim como aproveitou a oportunidade para agradecer a comunidade latino-americana, que segue, ano após ano, engajada com o Fórum de Governança da Internet da América Latina e Caribe, fazendo o fórum crescer e ser fortalecido a cada edição. Também, pediu aos participantes que participem das próximas edições e que convidem novas pessoas a engajar-se neste ecossistema. Destacou a importância do fortalecimento do multissetorialismo e do trabalho, em âmbito local, renovando os compromissos com a agenda local.

Em seguida, apresentou as estatísticas do fórum, indicando que cerca de 313 pessoas assistiram o 12º LACIGF em La Paz, Bolívia, e 1300 pessoas assistiram a transmissão online em mais de 25 países, como: Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Honduras e Colômbia. Informou também que, em relação aos participantes presenciais, 43% dos presentes eram mulheres e que 31% dos inscritos eram pessoas com menos de 30 anos.

Outro grande esforço feito para fortalecer a participação e estabelecer que o LACIGF é um evento da comunidade e para a comunidade, foram a distribuição, neste ano de 2019, de 18 bolsas para participantes de 9 países, sendo 65% destes mulheres e 35% com menos de 30 anos.

Com respeito aos painelistas, declarou com entusiasmo que 52% dos painelistas foram mulheres e agradeceu esta conquista, enfatizando a generosidade dos membros e o progresso que este marco representa.

Finalmente, afirmou que é um esforço comum manter o alto nível das discussões e anunciou que o Chile foi escolhido para organizar a próxima edição do evento.

Outputs e outros links relevantes:

Sessão completa em: https://www.youtube.com/watch?v=BJvkU6CoAuc

Por: Ariane Ferreira Ferro (OAB/AL, Brasil), Laura Gabrieli Pereira da Silva (UNESP, Brasil)

Traduzido por: Pollyanna Rigon Valente (Compasso - UOL Diveo, Brasil)

Revisado por: Pablo Jordan (Internet Society Bolivia, Bolivia)

Coordenação e edição: Nathalia Sautchuk Patrício (NIC.br, Brasil) e Guilherme Alves (Youth Observatory, Brasil)