O Observatório da Internet está de cara nova

O novo portal do Observatório da Internet - projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) - objetiva produzir, manter e divulgar documentação e conhecimento sobre governança, usos, regulação e práticas relacionadas ao desenvolvimento da Internet, tendo como referência os Dez Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil. Nesse sentido, o portal objetiva agregar de forma sistemática conteúdos produzidos por entidades governamentais, empresariais, da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, de usuários, organizações internacionais, entre outros. O espaço do Observatório está aberto à participação e colaboração de todos os envolvidos com o tema de governança da Internet no Brasil e no mundo.

A principal missão do projeto é constituir-se como um Acervo de Referência em Governança da Internet, com a finalidade de subsidiar o debate público e auxiliar o CGI.br em suas atividades. O Acervo – físico e digital – estará aberto ao público em geral e será constituído ao longo do ano de 2015, em um processo que envolverá especialistas de diversas áreas, segundo frameworks abertos e colaborativos de construção e integração de bases de dados.

O Observatório da Internet no Brasil manterá uma rede de parcerias com centros de pesquisa, universidades e organizações representativas setoriais que atuarão na observação e co-produção de informações e conhecimentos. A proposta objetiva fomentar as ações e projetos dos parceiros, bem como viabilizar iniciativas próprias para acompanhar o desenvolvimento da Internet e da Web em suas diversas facetas.

O Observatório como um mosaico

mosa_home_fina

A identidade visual desse novo portal foi inspirada na noção de “mosaico”, que ajuda a traduzir a complexidade da composição da Internet e sua governança. O sítio do Observatório possui uma identidade visual modular, tal qual o mosaico, que permite uma reconfiguração permanente.

Recentemente, Demi Getschko - diretor-presidente do NIC.br e um dos conselheiros do CGI.br – destacou, no Blog do Observatório, que a Internet é “um complexo e colorido mosaico onde as peças nem sempre se encaixam, onde os valores locais e globais podem conflitar”. Sua governança, nesse sentido, envolve, “a arte de harmonizar as diferenças e tornar viável o convívio numa rede única e não fracionada. É preciso preservar a autonomia dos componentes do mosaico sem que ele se estilhace numa infinidade de pedaços”.

Esse espírito norteou o desenvolvimento do novo Observatório da Internet, como explica o Secretário-Executivo do CGI.br, Hartmut Glaser: "O que move o projeto do Observatório é a ideia de funcionar como um ponto focal para os interessados nas questões que movem a governança da Internet. Inicialmente, tentou-se usar ícones mais tradicionalmente associados à ideia de observação (como lupas, lunetas, telescópios). Tais ilustrações, porém, não foram capazes de representar o projeto do CGI.br, porque enfatizam bem mais o ato de observar e os sujeitos observantes que a realidade que é, efetivamente, observada."

Apenas uma abordagem multissetorial para a estruturação do Observatório é capaz de congregar de maneira equilibrada informações e conhecimentos produzidos pelos diversos setores envolvidos com a rede. A participação no mosaico é aberta! Contribua com o projeto você também.

Como funciona o Observatório

A divulgação de conteúdos no novo Observatório segue uma divisão em trilhas com periodicidade distintas de atualização.

Uma trilha imediata apresentará uma compilação de feeds RSS, listas montadas a partir de perfis de redes sociais e ferramentas de storytelling atualizadas em tempo real por entidades de diversos setores envolvidos com a governança da Internet. Esse conteúdo é agregado a partir de informações publicamente disponíveis na Web aberta. O Observatório e o CGI.br não possuem qualquer ingerência na criação e no conteúdo desses feeds. Conteúdos e opiniões apresentados(as) no Mosaico, são de inteira responsabilidade dos autores e organizações referenciados(as), a quem pertencem todos e quaisquer direitos de propriedade intelectual correlacionados. Caso você queira recomendar um novo feed ou solicitar qualquer alteração na configuração atual do Mosaico, favor entrar em contato com a equipe do Observatório.

Com menor frequência, uma outra trilha abrigará a produção de caráter analítico e opinativo a respeito da governança da Internet produzida pela equipe de assessores e especialistas do NIC.br e membros do CGI.br, bem como entidades integrantes da Rede do Observatório. Por fim, uma trilha de longo prazo alimentará o sítio por meio de projetos, estudos e relatórios aprofundados sobre a agenda técnica e política do CGI.br.

O conteúdo produzido pelas equipes que trabalharam no Observatório da Internet entre os anos de 2010 e 2013 (CTS/FGV e ITS Rio), assim como o que foi produzido pela equipe de Assessoria do CGI.br, será preservado e armazenado no novo sítio.

-

A imagem que ilustra este post tem licença do tipo CC BY-SA 4.0.